sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CULTURA | José Manuel Garcia capta pôr-do-sol único no Faial

Esta sexta-feira, 16 de agosto de 2013, proporcionou um manancial de oportunidades para os fotógrafos. Na ilha do Faial um dia de céu completamente descoberto desafiou as objetivas

José Manuel Garcia, fotógrafo amador do Faial, captou esta imagem soberba do sol quando se punha a oeste da ilha, no enfiamento do «friso» de vulcões entre a Caldeira e os Capelinhos.

A este propósito recordo o que já escrevi nesta página: «Um conjunto de fotógrafos amadores das ilhas do Faial e do Pico tem vindo a revelar-se, nos últimos tempos, através das redes sociais, especialmente no Facebook. O advento das novas tecnologias, com as possibilidades oferecidas pela fotografia digital e com as facilidades de divulgação permitidas pela Internet, aliado à aptidão dos fotógrafos em causa, tornaram-se um veículo de ampliação de talentos escondidos.»

A oeste da ilha do Faial [fotografia de José Manuel Garcia]

SOCIEDADE | Impressionante manifestação de luto por Roger Rosa

Realizou-se na tarde desta sexta-feira, 16 de agosto de 2013, o funeral de Roger Rosa, um motard faialense vitimado mortalmente num acidente ocorrido no passado domingo na freguesia do Salão

À saída do féretro da igreja de Santa Bárbara dos Cedros formou-se um cortejo fúnebre raras vezes visto ilha do Faial, com largas dezenas de pessoas, senão centenas mesmo.

Roger Rosa, que tinha pouco menos de 50 anos, participara no desfile de motards à volta da ilha, que culminou com uma passagem pelo centro dos festejos da Semana do Mar, na tarde do domingo, 11 de agosto. Poucas horas depois deu-se o acidente que viria a vitimar um homem que deixa o seu nome ligado a iniciativas de cariz recreativo, designadamente através do conjunto musical «Rosvira», da freguesia dos Cedros, cuja designação se inspirou no seu nome.

SOCIEDADE | Um dia raro no Faial e no Triângulo

Um dia como o de hoje (sexta-feira, 16 de agosto de 2013) nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge só acontece, provavelmente, uma vez por ano ou talvez nem isso

Não há praticamente nuvens no céu a meio da tarde e as três ilhas estão, por isso, descobertas, emergindo do Atlântico com a sua fascinante beleza.

O registo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicava, por volta das 17 horas, uma temperatura do ar, na Horta, superior a 26º C.

O geólogo Carlos Faria publicou no Facebook quatro fotografias (incluindo esta), tiradas a partir da zona costeira da freguesia da Ribeirinha, abrangendo um ângulo de 360º, que confirmam a singularidade desta tarde de agosto.


O Pico visto da Ribeirinha, no Faial [fotografia de Carlos Faria]

CULTURA | Fotógrafos do Faial e do Pico revelam-se

Um conjunto de fotógrafos amadores das ilhas do Faial e do Pico tem vindo a revelar-se, nos últimos tempos, através das redes sociais, especialmente no Facebook

O advento das novas tecnologias, com as possibilidades oferecidas pela fotografia digital e com as facilidades de divulgação permitidas pela Internet, aliado à aptidão dos fotógrafos em causa, tornaram-se um veículo de ampliação de talentos escondidos.

Esta fotografia, da autoria de Mário Laranjo, é um exemplo da qualidade do trabalho do referido conjunto de fotógrafos amadores faialenses e picoenses.

Publicada na segunda-feira, 12 de agosto de 2013, a fotografia regista a inauguração, naquele dia, da iluminação da igreja de Santo António do Monte, da ilha do Pico, onde está a decorrer a Festa de Santo António do Monte.

Igreja de Santo António do Monte, ilha do Pico [fotografia de Mário Laranjo]