sábado, 21 de dezembro de 2013

SOCIEDADE | Hoje é o dia mais pequeno do ano

O inverno começa hoje. A estação mais fria do ano chegou e vai durar até 20 de março

Hoje é o dia mais pequeno do ano, com 9 horas e alguns minutos de sol. Na tradição popular a noite de Natal é vista como a mais longa, pelo simbolismo que comporta, mas é a partir de hoje que os dias começam a crescer e as noites a ficar mais pequenas.

O solstício de inverno ocorre hoje às 17h11

Na terra, o solstício de inverno no hemisfério norte e de verão no sul acontece precisamente às 17:11, quando o sol atinge a zona mais baixa no horizonte.

Naquele que é o dia mais pequeno do ano, o sol nasce um pouco antes das 08h00 e põe-se às 17h19 (referência a Lisboa).

O solstício é um momento, a partir do qual os dias vão de novo gradualmente a ser maiores no hemisfério norte e que tem a ver com a inclinação do eixo da terra e não com a distância entre o planeta e o sol.

O momento em que a terra está mais próxima do sol, o chamado periélio, acontece no início de janeiro (em julho é o momento em que está mais afastada, o afélio).

O solstício é assinalado desde a antiguidade, havendo mesmo monumentos megalíticos que estão para ele orientados.

O Natal está relacionado com a cristianização de uma festa tradicional que tem a ver com o solstício, que simboliza o renascimento ou o reinício, a festa do sol, o momento em que a luz vence a escuridão e os dias voltam a ser maiores.

O inverno, que hoje começa, dá lugar à primavera a partir de março. O dias vão, a partir de hoje, voltar a crescer, até 21 de junho, quando se assinala a noite mais curta.

[Fonte: Agência Lusa]