quarta-feira, 28 de agosto de 2013

ECONOMIA | Faial e Pico são das ilhas mais afetadas por interrupções de energia elétrica

EDA registou 31.000 interrupções de eletricidade nos Açores em 2012. A avaliar pelos números a exclamação «faltou a luz» foi muito repetida no ano passado

A empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) registou 1.662 ocorrências em 2012 que originaram 31.000 interrupções na rede de média tensão. Estes números representam um aumento de 31% face ao ano de 2011.

De acordo com o Relatório da Qualidade de Serviço 2012, da responsabilidade da própria empresa, quase 11.000 interrupções tiveram uma curta duração e mais de 20 mil foram de duração longa.

O ano de 2012 «foi marcado pela passagem de dois furacões (em agosto e setembro) que afetaram sobremaneira a Região Autónoma dos Açores e a exploração dos sistemas elétricos, bem como por diversos incidentes em centros produtores», lê-se no relatório. «Embora se tenha verificado um agravamento dos indicadores gerais de continuidade de serviço, comparativamente a 2011, os padrões de qualidade de serviço estabelecidos foram cumpridos, tanto na média como na baixa tensão», adianta o documento.

Das 1662 ocorrências registadas em 2012, cerca de 63% dizem respeito a situações previstas (acordo com clientes, razões de serviço e factos imputáveis aos clientes), mas verificou-se um aumento dos episódios imprevistos, relativamente a 2011.

A percentagem e a natureza das ocorrências são as seguintes: 20% de situações imprevistas por causas próprias; 11% reengates; 4% casos fortuitos ou de força maior e 1% deslastre de cargas por razões de segurança.

Os maiores aumentos de ocorrências deram-se nas ilhas do Faial (24%), Pico (67%) e Corvo (100%)”.

Quanto à rede de baixa tensão, a EDA registou em 2012 cerca de dois milhões de interrupções, mais 28% do que o registado em 2011. Cerca de 700.000 mil corresponderam a interrupções curtas e 1.300.00 mil a interrupções longas.

Dos inquéritos, feitos por amostragem, a 431 clientes residenciais das nove ilhas e 24 clientes empresariais, a EDA concluiu que «a opinião dos inquiridos apresenta uma melhoria generalizada, elevando ainda mais o nível do serviço prestado» pela elétrica açoriana.

O Relatório da Qualidade de Serviço é anualmente elaborado e tem por objetivo caracterizar a qualidade do serviço prestado pela EDA.

[Fonte: Agência Lusa]