quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SOCIEDADE | Bill e Hillary Clinton em Santa Maria

A página "Aeroportos dos Açores" do Facebook deu hoje à estampa várias fotografias [ver aqui] sobre a passagem do casal Clinton no Aeroporto de Santa Maria no regresso das cerimónias fúnebres de Nelson Mandela na África do Sul.

O antigo presidente dos Estados Unidos da América e a mulher, que foi secretária de Estado da Administração Obama, fotografados no Aeroporto de Santa Maria [fotografia: direitos reservados]

DESPORTO | FC Madalena isola-se na liderança do Campeonato da Associação de Futebol da Horta

GD CEDRENSE - FAYAL SC. Empate na Lajinha (0-0)
Para o Campeonato da Associação de Futebol da Horta, no escalão principal, o FC Madalena foi a única equipa a ganhar na jornada número 2, realizada no domingo.

O conjunto picoense recebeu o Vitória FC e venceu por 2-0. Assume, deste modo, o comando isolado da prova uma vez que o GD Cedrense e o Fayal SC empataram sem golos no campo da Lajinha, nos Cedros.

A classificação está assim ordenada: FC Madalena, 4 pontos, GD Cedrense, 2, FC Flamengos, Vitória FC e Fayal SC, 1.

(Publicado na edição do jornal Incentivo de quarta-feira, 11 de dezembro de 2013)

DESPORTO | Equipa de futebol do SC Horta por volta de 1970























ANOS 70. Formação do Sporting da Horta de há cerca de 40 anos, constituída por Fernando Silva, Evaristo Rosa, Manuel Vitorino, Alexandre Simas, Amadeu, Carlos Serpa, Rúben e Mário Ismael, em cima, da esquerda para a direita; António Amaral, Manuel Fernando, Tino Lima, Granjo, Costa, Lacerda e Matos, em baixo, pela mesma ordem ]fotografia: direitos reservados]

(Publicado na edição do jornal Incentivo de quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, na rubrica "O baú do Luís Rosa")

Contracapa do jornal Incentivo


OPINIÃO | Estacionamento na cidade da Horta

Como é habitual, por causa da instalação de um palco e outras estruturas na Praça da República e nas proximidades do mercado municipal, os táxis passaram, durante alguns dias, para a Rua Serpa Pinto. Só que, desta vez, estacionaram em espinha. Chamou-me à atenção esta nova disposição! E pensando nisso interroguei-me sobre se não seria possível aplicar uma solução idêntica noutras zonas da cidade. Uma dessas zonas é, por exemplo, a própria Rua Serpa Pinto, entre o “Chico das Bicicletas” (hoje Rocha & Rocha, ou simplesmente Tomás) e o “Mergulha Feijão” (hoje Mercearia Silva). Para além de poderem passar a estacionar mais carros e de a rua, se calhar, se apresentar esteticamente mais bonita, contribuía, talvez, para evitar a tendência de parar em segunda fila, pois quem o fizesse passava a impedir a circulação tendo em conta a largura da faixa de rodagem disponível, o que é dissuasor. O mesmo poderia suceder na avenida marginal e provavelmente noutros espaços. Estes problemas do trânsito, do estacionamento, de ruas pedonais, etc. etc. na cidade da Horta, que não requerem nenhum investimento infraestrutural, ou, pelo menos, não necessitam de obras avultadas para serem resolvidos, são um eloquente exemplo de uma certa inércia que grassa entre quem tem responsabilidades políticas na nossa terra. Os álibis do saneamento básico, da frente mar ou da variante têm servido bem para que continuemos, no que toca a estes assuntos, parados no tempo. Cria-se a ideia de que vêm a caminho grandes obras e, enquanto se espera, pouco ou nada se faz. Entretanto a austeridade serve bem como desculpa para não realizar o que antes, por incapacidade de iniciativa, não se foi capaz de pôr em prática. Às vezes ponho-me a olhar para a nossa câmara e parece-me que vejo nela uma espécie de gabinete de marketing. Conferências de imprensa, fóruns, feiras, protocolos, parcerias é o que mais tem produzido o município e a sua “entourage”. Até de primeiras pedras não se fala, pois não há obras para iniciar. A não ser as do governo!

[Publicado na edição do jornal incentivo de quarta-feira, 11 de dezembro de 2013, na rubrica "A abrir"]