quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Notícias da Antena Nove

O ano de 2014 está a começar. Vamos, certamente, enfrentá-lo o melhor que pudermos. Todos reconhecemos que estamos a atravessar tempos difíceis. Mas nunca se pode afastar a esperança da nossa vida. É com ela que havemos de superar as dificuldades, porque se a tivermos também poderemos apreciar o que de bom vai acontecendo. Iniciamos hoje, para prosseguir durante as próximas semanas, uma breve revisão sobre o ano que passou. Teremos como base desta cronologia o que a ANTENA NOVE foi noticiando ao longo dos 365 dias de 2013, mas também a informação veiculada pelo jornal Incentivo. Será uma retrospectiva voltada para o que aconteceu na ilha do Faial.

SOCIEDADE | Golfinho entra na bacia de manobra do novo terminal do porto da Horta


A imagem, de Catarina Gonçalves, foi captada na tarde de hoje, por volta das 15h30 e mostra o que parece ser um golfinho em plena bacia de manobra do terminal marítimo de passageiros do porto da Horta

SOCIEDADE | Sondagem mostra que faialenses dão importância à qualidade da água

A questão da água é importante, diz quem já votou. Confiança na "água da torneira" é significativa

Pouco mais de 24 horas após o lançamento neste blogue da sondagem sobre a qualidade da água na ilha do Faial a primeira aprecição aos resultados permite concluir que a maioria dos votantes considera a questão "um problema importante". Até cerca das 17 horas de hoje ninguém votou no item "não dou importância". Um terço dos que dão a maior impotância ao assunto acha que o problema é "relativo".

Os participantes podem votar em mais do que uma resposta. Até à hora indicada havia 35 votantes e 45 respostas.

Quanto ao meio de consumo da água na ilha do Faial (água da torneira ou não) os resultados mostram, até ao momento, uma repartição equilibrada.

A sondagem decorre até ao final do mês.

SOCIEDADE | Mar enfurecido no porto do Varadouro no Faial

Os últimos dias de 2013 e o primeiro de 2014 mostraram bem que o inverno já começou

O fotógrafo faialense José Manuel Garcia captou uma imagem espetacular no porto do Varadouro que mostra bem a violência do mar nestes dias


Não se pode dizer que a ilha do Faial tenha estado a ser fustigada por tempestades, mas o inverno não se fez rogado e cumpriu o calendário. Ironicamente, no próprio dia em que a estação mais agreste do ano começou, o estado do tempo foi uma surpresa, apresentando-se o céu limpo e o vento brando, mas depois, seja com frio, seja com neblinas, os dias têm sido muito desagradáveis. E o vento veio com força, provocando agitação marítima e motivando avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a anunciar ondulação de oeste no Grupo Central de 5 a 6 metros entre as 14 horas de ontem e as 14 horas de hoje.