segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SOCIEDADE | Angústias sem água durante dois dias

Parte da freguesia das Angústias esteve sem água durante 48 horas. A interrupção aconteceu na quinta-feira e o abastecimento só foi retomado no sábado

A situação fez recordar tempos mais antigos em que, no verão, os faialenses se viam, por vezes, privados de água nas torneiras. A última grande «crise» de falta de água remonta ao início da década de 1990. Desta feita tratou-se de uma avaria na bomba do furo das Areias, nos Flamengos, que abastece certas zonas da maior freguesia citadina.

O vice-presidente da câmara da Horta deu explicações sobre o sucedido ao jornal Incentivo, publicadas na edição de hoje.

Tratou-se de um derrame e de uma avaria da bomba do furo das Areias. José Leonardo informou que foram mobilizados os trabalhadores do sector das águas da câmara municipal para reparar a bomba mas perante a impossibilidade de voltar a colocá-la em funcionamento foi necessário esperar por uma nova bomba que só chegou no sábado.

SOCIEDADE | Batata com forma curiosa nasce no Pico

Albino Manuel Terra Garcia publicou hoje na cronologia do seu perfil no Facebook uma fotografia de uma batata com uma forma muito curiosa

«Uma batata do quintal do meu vizinho Augusto» escreveu este picoense na legenda da imagem, que abaixo, com a devida vénia, também publicamos. Na verdade o tubérculo assemelha-se à cabeça de um animal, com orelhas, olhos, nariz e boca, podendo representar, talvez, um coelho.

Este cibernauta é uma personalidade distinta do meio cultural picoense e açoriano, ligada à espeleologia. No seu perfil desta rede social tem publicado imagens importantes da história local e revela frequentemente o seu interesse pela preservação da natureza com a divulgação de fotografias sobre paisagens açorianas.

Uma curiosa batata cultivada na ilha do Pico [fotografia de Albino Terra Garcia]