José Leonardo garantiu hoje que as propostas da oposição "estão totalmente plasmadas" no plano e no orçamento do município da Horta |
Os principais documentos de gestão municipal atingem um valor muito próximo de 14 ME (milhões de euros). As despesas correntes consumirão 7.311.908 euros enquanto para investimento está destinada a verba de 6.667.432 euros.
A vereação vai apreciar os documentos na próxima quarta-feira e a Assembleia Municipal da Horta votá-los-á na sexta-feira, dia 27 do corrente mês.
José Leonardo disse na conferência de imprensa que o saneamento básico se vai inicar no próximo ano e que será executado por fases. As obras começarão no Bairro Mouzinho Albuquerque e custarão 800 mil euros. O presidente da câmara acrescentou que a zona da cidade em causa ficará, no termo da empreitada, ligada à ETAR.
Questionado sobre se a verba inscrita para este efeito não seria "pequena", o autarca respondeu que será suficiente para concluir a parte que diz respeito ao Bairro Mouzinho Albuquerque, situado na freguesia das Angústias.
Na ocasião foram anunciados vários projetos para as áreas social e económica. Além disso o presidente da câmara destacou, entre outros, o programa "Faial - Ilha de Tradições", que substituirá as populares Semanas Desportivas e Culturais, agora com uma componente intergeracional. José Leonardo explicou que a câmara quer envolver os mais idosos e as crianças nomeadamente na realização dos jogos tradicionais.
Sobre a integração das propostas da oposição no plano e no orçamento José Leonardo referiu que "estão totalmente plasmadas" nestes documentos, depois de os partidos com assento na assembleia municipal - PS, PSD/CDS/PPM e PCP - terem sido ouvidos.
Apenas a coligação PSD/CDS/PPM e o PS avançaram com propostas, segundo o presidente do município, que disse esperar que o seu acolhimento se reflita na votação dos documentos. "Não há razão nenhuma para as coligações que temos no Faial votarem contra" afirmou o presidente da Câmara Municipal da Horta.
ARTIGO RELACIONADO
Direita e Esquerda abstêm-se na votação do plano e do orçamento do município da Horta