quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Programa da Antena Nove "Nu e cru"

Estamos de regresso, com o programa “Nu e cru” número 95, ao debate semanal sobre a atualidade informativa.

Por indicação de Eugénio Leal vamos hoje abordar uma questão que se encontra envolta em polémica no arranque de 2014: a fiscalização preventiva da constitucionalidade do artigo 43 do orçamento dos Açores e que diz respeito à remuneração complementar regional.

Foi uma iniciativa do representante da República que fez levantar muitas vozes no arquipélago.

Questão nevrálgica para todos nós, que vivemos em ilhas, é o transporte, nas suas componentes marítima e aérea.

A fusão das duas empresas do sector, Atlânticoline e Transmaçor, está na ordem do dia e a possibilidade de a futura sede da empresa resultante dessa fusão ser no Faial é um assunto que já anima as discussões.

Por outro lado, o concurso público para o serviço de transporte aéreo entre a região e o continente leva Eugénio Leal a colocar uma interrogação sobre a data e os termos em que isso acontecerá.

Por fim, um tema nacional: a promulgação do Orçamento de Estado para 2014 e a existência, ou não, de um plano B de alternativa às normas inconstitucionais.

Notícias da Antena Nove

Empreendimentos da ilha do Faial em maioria nos prémios Miosótis que distinguem as boas práticas ambientais.

Central termolelétrica da EDA na Horta pode estar a provocar poluição. O problema foi levantado pelo deputado Luís Garcia, que lembra que a EDA se comprometeu a resolver o assunto há quase um ano.

O inverno está mauzinho e 2014 entrou a matar. Até nevou no Faial!