sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | O tempo mexe com as pessoas e... inspira-as!

O tempo "mexe" muito com as pessoas! Altera-lhes o estado de espírito, muda-lhes planos, adia-lhes viagens, provoca-lhes prejuízos, pessoais ou no seu património, e, no limite, até lhes ceifa a vida. Neste caso, não o tempo enquanto "sucessão de momentos em que se desenrolam os acontecimentos" (cf.ª dicionário da língua portuguesa), se bem que nessa acepção também, quando tal sucessão termina para dar lugar à morte. É, contudo, do tempo meteorológico que agora se trata, do qual já demos notícia em face da instabilidade que vem a caminho.

O assunto tem gerado interesse nas redes sociais, nomeadamente nos grupos do Facebook Amigos da Meteorologia dos Açores e Amantes da Meteorologia do Triângulo, confirmando-se a atenção que suscita e, até, a inspiração a que dá azo.

Eduardo Sarmento, um faialense há muito residente na ilha-irmã - o Pico, - com a ironia que é seu apanágio; com a beleza da escrita que tem revelado nas suas intervenções no Facebook e com a inteligência que sempre se lhe reconheceu, produziu um comentário às cartas meteorológicas sobre o tempo que nos espera nos próximos dias digno de ser apreciado.

Eis esse belo naco de prosa: "Apesar de irmos apanhar ondulação forte, não será muito acima daquilo que popularmente designamos por aqui como 'fruta da época'. De qualquer modo, muito cuidado e uma respeitosa distância ao mar nas nossas costas Norte e Oeste... sobretudo agora que o Menino Jesus poderá ter trazido aquela sonhada máquina digital nova! Engraçado, estamos a 'mudar de paradigma'... em dias de ondulação mais forte, vejo agora na costa e nos portos mais 'pescadores de imagens' que de sargos!"

SOCIEDADE | Faialenses continuam a pronunciar-se sobre a questão da água

Na sondagem lançada neste blogue sobre a questão da qualidade da água na ilha do Faial o número de participantes mais do que duplicou em 24 horas

Pouco depois das 14 horas de hoje já tinham votado 81 cibernautas dando 114 respostas, já que é possível assinalar mais do que um item neste inquérito de opinião, lançado no primeiro dia do ano.

Ontem por volta das 13 horas tinham votado 35 pessoas, que deram 45 respostas.

A leitura presente dos resultados indica um grande equilíbrio nas respostas sobre o consumo, ou não, de água da torneira [os resultados podem ser vistos à esquerda].

Uma larga maioria entende que a questão da qualidade da água na ilha do Faial é importante.

A sondagem decorrerá até ao final do mês se se mantiver uma participação constante.

Notícias da Antena Nove

Hoje damos seguimento à revisão que ontem iniciámos sobre o ano que terminou. O nosso guião baseia-se no que a ANTENA NOVE foi noticiando ao longo de 2013 e também na informação veiculada pelo jornal Incentivo. É uma retrospectiva voltada para o que aconteceu na ilha do Faial no último ano. Neste noticiário fazemos o reuno do mês de fevereiro.

SOCIEDADE | Ondas de 10 metros a oeste do Faial

O primeiro fim de semana de 2014 vai ficar marcado por ventos fortes e vagas alterosas

No domingo as ondas poderão atingir a altura de 9 metros no Grupo Central do arquipélago, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê mar tempestuoso nas proximidades das ilhas das Flores e do Corvo, onde a ondução chegará, provavelmente, a 11 metros.

O Faial será, naturalmente, atingido pelas consequências desta situação meteorológca. Embora o IPMA preveja ondas de 9 metros para o Grupo Central, Luís Serpa, um faialense que segue e estuda a meteorologia dos Açores, ainda que como amador, acredita que na costa oeste desta ilha poderão ocorrer ondas com uma dezena de metros de altura. "Preparem as câmaras fotográficas", diz, prevendo uma agitação marítima que proporcionará imagens espetaculares.

Luís Serpa afirma que as próximas horas poderão trazer alterações no comportamento das condições meteorológicas e obrigar à revisão das previsões, não excluindo a possibilidade de o IPMA modificar o teor dos avisos meteorológicos em face de um provável agravamento que venha a ocorrer.

Uma forte depressão está situada a norte do arquipélago e um anticiclone encontra-se a sul. "Estamos entre os dois, daí a forte ondulação e o vento de oeste. Espera-se uma aproximação da depressão e consequentemente um aumento gradual do vento e da ondulação", explicou Luís Serpa cerca das 23 horas de ontem.

"Ao meio-dia de amanhã [sábado] um sistema frontal trará consigo alguma precipitação fraca", adiantou ainda Luís Serpa.

A previsão do estado do tempo do IPMA pode ser consultada aqui.

CULTURA | Matriz da Horta assinala 200.º aniversário do órgão da igreja

Amanhã, sábado, pelas 20h30, o organista titular do Santuário de Fátima dá um concerto comemorativo dos 200 anos do órgão da igreja Matriz  da Horta

A Matriz da Horta encerra um órgão de tubos bicentenário, restaurado em 1996


O concerto inaugura um programa comemorativo que visa assinalar os dois séculos de existência do órgão de tubos de um dos templos mais importantes da Diocese de Angra.

João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, está encarregado de, segundo as palavras do ouvidor da Horta e pároco da Matriz, fazer "sentir este órgão". Marco Luciano Carvalho adiantou ao portal da diocese que se realizarão mais dois grandes concertos, um na Páscoa e outro por altura do Corpo de Deus.

No texto divulgado pelo site da Igreja Católica dos Açores lê-se que o órgão de tubos da igreja Matriz do Santíssimo Salvador é o único em pleno funcionamento na Horta e tem sido, desde finais do século XX, o centro da atividade organística do Faial. Mais de três concertos envolvendo este instrumento são presenciados por ano desde que foi totalmente restaurado em 1996, precisa a mesma nota.

Para assinalar o segundo centenário da construção do órgão já foi lançado um CD, intitulado “Música Ibérica”, da autoria do organista titular da Matriz da Horta. Volodymyr Samokhvalov - de acordo com o portal da diocese - dará também um concerto na Páscoa, interpretando a "Missa Paraíso", de Antero Ávila, com o Coral de Santa Catarina, da Horta.