sábado, 18 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Maioria bebe água da torneira no Faial

Sondagem neste blogue aponta para a confiança dos consumidores faialenses na qualidade da água de consumo público do concelho da Horta





Ainda se encontra em curso (até ao final do mês) uma sondagem neste blogue sobre a "questão da qualidade da água na ilha do Faial", que foi lançada no princípio do ano.

Até hoje e até esta hora (17h00) já votaram 188 pessoas [ver neste blogue, à esquerda], o que corresponde a 249 votos, uma vez que é possível assinalar mais do que um dos itens apresentados.

ARTIGOS RELACIONADOS

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Padaria da Prainha do Pico destruída por um incêndio

Um violento incêndio destruiu por completo a Padaria Guiomar Machado, na freguesia da Prainha, na ilha do Pico









Os bombeiros foram alertados por volta das 19h30 desta sexta-feira. A causa do incêndio ainda não está apurada, mas uma fonte ligada à empresa admite a possibilidade de o fogo ter tido origem num curto-circuito. Todo o empreendimento foi destruído pelas chamas, que se desenvolveram quando a padaria se encontrava em plena laboração.

A Padaria Guiomar Machado está situada na freguesia da Prainha e faz fornecimentos para toda a ilha do Pico e ainda para o Faial e São Jorge.

SOCIEDADE | Homem caiu ao mar e morreu na Madalena do Pico

Ao fim da manhã de hoje um homem caiu ao mar na costa da Madalena do Pico e morreu. O corpo foi recuperado antes de anoitecer

Helicóptero da Força Aérea Portuguesa durante as buscas [fotografia de Eduardo Sarmento]


O acidente ocorreu quando a vítima se encontrava a pescar, acompanhada de um dos seus quatro filhos, na zona costeira da Areia Larga, na Madalena do Pico.

Quando se preparava para abandonar o local onde pescava o indivíduo terá escorregado e caído de uma altura considerável, segundo uma versão dos acontecimentos. Outra versão aponta para que tenha sido arrebatado por uma onda.

Há relatos, sem confirmação, de que após a queda a vitíma terá batido com a cabeça numa pedra e ficado logo a sangrar. O corpo foi, então, engolido pelas ondas, desaparecendo.

Ainda antes do meio-dia os bombeiros da Madalena foram alertados para o sucedido. Durante a tarde um helicóptero da Força Aérea Portuguesa esteve empenhado nas buscas.

O corpo foi observado, mais tarde, por várias vezes, próximo da costa, envolto no mar alteroso, acabando por ficar muito próximo das pedras. Mergulhadores da marinha e dos bombeiros, sem necessidade de imergir, conseguiram resgatar o cadáver, por volta das 17h30, apesar do elevado risco da operação.

O inditoso pescador amador, que teria à volta de 50 anos, trabalhava na Escola Cardeal Costa Nunes. Era natural de São Miguel e residente na Madalena do Pico, no lugar do Valverde.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | PSP regista 6 acidentes de viação no Faial e no Pico

A polícia da Horta registou 6 acidentes de viação no Faial e no Pico na semana de 3 a 9 de janeiro

Segundo o barómetro local de sinistralidade rodoviária da Divisão Policial da Horta da Polícia de Segurança Pública (PSP) ocorreram 6 acidentes nos concelhos da Horta, da Madalena e das Lajes do Pico nos últimos dias.

Os dados avançados pela PSP respeitam ao período de 3 a 9 de janeiro.

Na Horta a polícia tomou conhecimernto de 4 cidentes de viação, dos quais resultaram danos materiais e 2 feridos ligeiros. Na Madalena do Pico a informação policial reporta 1 acidente de viação com danos materiais apenas e nas Lajes do Pico também houve 1 acidente de viação cujo resultado foi 2 feridos ligeiros e danos materias.


Notícias da Antena Nove

Madalena continua a liderar o campeonato local de futebol, mas perde oportunidade de distanciar-se.

Secretário regional apela a que cidadãos se associem aos bombeiros das suas localidades.

Bloco de Esquerda muda liderança regional.

Contracapa do jornal Incentivo


sábado, 11 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Nevou hoje na Caldeira e no Cabeço Gordo

Cerca das 17 horas de hoje caiu neve nos pontos mais altos da ilha do Faial


No Cabeço Gordo, próximo das antenas, por volta das 17 horas de hoje, a temperatura do ar atingiu 1 grau negativo. À mesma hora, na borda Caldeira, junto ao túnel de acesso à cratera, estava 1 grau positivo.

A espaços caiu chuva, granizo, mas também neve à hora indicada, premiando a curiosidade de umas duas ou três dezenas de pessoas que se encontravam às 5 da tarde na Caldeira procurando este espetáculo raro entre nós.

No Cabeço Gordo também estavam algumas pessoas.

O vaivém de automóveis na estrada que conduz à borda da Caldeira era significativo, levando a concluir que durante a tarde muitas dezenas de pessoas se deslocaram para ver a neve.


SOCIEDADE | Vento aumenta a sensação de frio

Luís Serpa, faialense interessado na meteorologia e administrador dos grupos do Facebook "Amantes da Meteorologia do Triângulo" e "Amigos da Meteorologia dos Açores", publicou hoje no mural do segundo grupo uma explicação sobre o frio que sentimos em dias de vento, cuja sensação leva a supor que a temperatura do ar se encontra mais baixa do que na realidade está.

Diz ele que "o índice de resfriamento, ou ainda (índice de) resfriamento pelo vento (do inglês wind chill) é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, devido a uma combinação entre a temperatura do ar e a velocidade do vento. Calculado com as equações usuais, o índice de resfriamento é sempre inferior à temperatura do ar."

ARTIGOS RELACIONADOS
> SOCIEDADE | Proteção civil alerta para a chegada de frio

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Notícias da Antena Nove

A economia do arquipélago vai ressentir-se se for declarada a inconstitucionalidade do alargamento da remuneração suplementar para os funcionários públicos regionais, dizem os sindicatos.

A futura sede da empresa de transporte marítimo de passageiros dos Açores tem que ser na Horta. Esta é, pelo menos, a opinião de Eugénio Leal, José Decq Mota e Hélder Silva, ontem expressa aqui na ANTENA NOVE.

Hoje vamos dar destaque neste noticiário ao riso, uma boa razão para nos escutar.

SOCIEDADE | Proteção Civil alerta para a chegada do frio

SERVIÇO REGIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL E BOMBEIROS DOS AÇORES

NOTA INFORMATIVA 01/2014

DESCIDA SIGNIFICATIVA DA TEMPERATURA DO AR

De acordo com informação veiculada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera

1. Na sequência da entrada de uma massa de ar polar, espera-se (para dia 11 de Janeiro, sábado) uma descida dos valores da temperatura do ar com a temperatura mínima atingindo 5º C em Santa Cruz das Flores e em Angra do Heroísmo e 7º C na Horta e Ponta Delgada.

2. Prevê-se ainda um aumento da intensidade do vento com vento forte (50/65 km/h) com rajadas até 75 km/h no Grupo Ocidental e fresco a muito fresco (30/50 km/h) com rajadas até 70 km/h nos Grupos Central e Oriental.

3. Considerando-se estarem reunidas as condições para que os valores da temperatura aparente sejam mais baixos do que os da temperatura real observada, foram calculados os valores do índice wind chill * para as altitudes que se consideram criticas

Para o período desde 11 de Janeiro até ao final da manhã de 12 de Janeiro o índice wind chill será:

Flores: a partir dos 150 m de altitude o índice é inferior aos 0ºC;
a partir dos 750m de altitude o índice de é inferior aos -10ºC.

Faial: a partir dos 200 m de altitude o índice é inferior aos 0ºC;
a partir dos 900m de altitude o índice é inferior aos -10ºC.

Terceira: a partir dos 200 m de altitude o índice é inferior aos 0ºC;
a partir dos 1000m de altitude o índice é inferior aos -10ºC.

S. Miguel: a partir dos 300 m de altitude o índice é inferior aos 0ºC;
a partir dos 1050m de altitude o índice é inferior aos -10ºC.

4. Prevê-se ainda que ocorram aguaceiros geralmente fracos que poderão ser de neve ou granizo, acima dos 400 m de altitude, no grupo Ocidental, acima dos 600 m de altitude no Grupo Central e acima dos 800 m no Grupo Oriental.

5. Segundo as ultimas atualizações (20:33 TUC), está previsto um eventual evento severo de precipitação para o Grupo Oriental e durante a próxima madrugada (Aviso Amarelo de Precipitação até às 09:00 TUC de 11 de Janeiro).

O SRPCBA recomenda os comportamentos adequados a situações desta natureza, pelo que, e em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os seus sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Não despejar lixo, entulho nas ribeiras nem as obstrua com troncos ou ramadas.

Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias.

Ter especial atenção ao resguardo de animais em altitude.

Evitar a permanência e as atividades de ar livre em altitudes superiores a 400m.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

* O Índice de resfriamento, ou ainda (índice de) resfriamento pelo vento (do inglês Wind chill) é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, devido a uma combinação entre a temperatura do ar e a velocidade do vento. Calculado com as equações usuais, o índice de resfriamento é sempre inferior à temperatura do ar.

ARTIGOS RELACIONADOS: 

SOCIEDADE | Temperaturas de 4 e 5 graus no Faial amanhã

O frio está de volta e vai fazer-se sentir de forma intensa durante este sábado

As previsões meteorológicas incluem a possibilidade de queda de neve no arquipélago nas próximas horas. Na ilha do Faial "a entrada de ar frio começará a fazer-se notar a partir do meio da manhã de sábado", segundo Luís Serpa, administrador do grupo do Facebook "Amantes da Meteorologia do Triângulo".

De acordo com Luís Serpa o frio "estará no seu auge na noite de sábado, altura em que a temperatura mínima poderá rondar 5 graus centígrados ao nível do mar. Nas localidades mais elevadas os valores da temperatura serão inferiores, podendo oscilar nos Flamengos e na Praia do Norte entre 5 e 4º C".

"Aparentemente - prossegue Luís Serpa - tudo aponta para que esta entrada de ar polar seja um pouco mais fria do que a anterior. Tendo em conta o fator oceânico, poderemos ter neve acima de 650/750 metros na noite de sábado para domingo."

O frio será acompanhado por vento forte de noroeste, "o que dará uma sensação térmica inferior à temperatura real", explica este "amante" da meteorologia.

Os aguaceiros serão fracos e pouco frequentes o que pode reduzir a possibilidade de queda de neve, conclui Luís Serpa.

ARTIGOS RELACIONADOS
> SOCIEDADE | Mais frio a caminho com neve no Faial
> SOCIEDADE | Faial com o pior tempo do país
> SOCIEDADE | Há neve na Caldeira

Contracapa do jornal Incentivo


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Programa da Antena Nove "Nu e cru"

Estamos de regresso, com o programa “Nu e cru” número 95, ao debate semanal sobre a atualidade informativa.

Por indicação de Eugénio Leal vamos hoje abordar uma questão que se encontra envolta em polémica no arranque de 2014: a fiscalização preventiva da constitucionalidade do artigo 43 do orçamento dos Açores e que diz respeito à remuneração complementar regional.

Foi uma iniciativa do representante da República que fez levantar muitas vozes no arquipélago.

Questão nevrálgica para todos nós, que vivemos em ilhas, é o transporte, nas suas componentes marítima e aérea.

A fusão das duas empresas do sector, Atlânticoline e Transmaçor, está na ordem do dia e a possibilidade de a futura sede da empresa resultante dessa fusão ser no Faial é um assunto que já anima as discussões.

Por outro lado, o concurso público para o serviço de transporte aéreo entre a região e o continente leva Eugénio Leal a colocar uma interrogação sobre a data e os termos em que isso acontecerá.

Por fim, um tema nacional: a promulgação do Orçamento de Estado para 2014 e a existência, ou não, de um plano B de alternativa às normas inconstitucionais.

Notícias da Antena Nove

Empreendimentos da ilha do Faial em maioria nos prémios Miosótis que distinguem as boas práticas ambientais.

Central termolelétrica da EDA na Horta pode estar a provocar poluição. O problema foi levantado pelo deputado Luís Garcia, que lembra que a EDA se comprometeu a resolver o assunto há quase um ano.

O inverno está mauzinho e 2014 entrou a matar. Até nevou no Faial!

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Mais frio a caminho com neve no Faial

No próximo sábado (11 de janeiro) o estado do tempo no arquipélago deverá ser condicionado por uma massa de ar polar, pelo que se prevê uma descida acentuada da temperatura em todas as ilhas.

Durante a tarde de sábado a temperatura nas principais localidades dos Grupos Ocidental e Central dos Açores deverá variar entre 6 e 9º C. Nas ilhas Flores, Faial, Pico, São Jorge e Terceira poderão ocorrer aguaceiros fracos e pouco frequentes de neve a partir de 700/800 metros.

No Grupo Oriental, na tarde do dia 11 de janeiro, a temperatura deverá variar entre 9 e 12º C. Poderão ocorrer aguaceiros fracos e pouco frequentes de neve a partir de 900 metros na ilha de São Miguel.

(Comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera)

SOCIEDADE | Pico muito afetado pelo mau tempo

Uma visita ao Facebook é uma boa forma de perceber as consequências do mau tempo que assolou os Açores nos últimos dias

O Pico terá sido uma das ilhas mais afetadas. A neve caiu em força, mas isso, na verdade, na ilha montanha não é novidade. Piores foram os estragos do mar bravio na costa nordeste da segunda maior ilha dos Açores. No Faial o mar arremessou pedras para a avenida da Praia do Almoxarife.

Pavimento de uma estrada no Cais do Galego, na Piedade do Pico, cedeu à passagem de uma viatura pesada [fotografia de Lizuarte Machado]

Três navios de grandes dimensões ao largo da Manhenha, na Piedade do Pico, abrigados do temporal [fotografia de Lizuarte Machado]

Avenida da Praia do Almoxarife, no Faial [fotografia de Sérgio Frias]


ARTIGOS RELACIONADOS

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Mau tempo provoca estragos no Pico

A forte ondulação dos últimos dias destruiu zonas balneares e danificou algumas adegas e casas de veraneio na costa nordeste da ilha do Pico

Bem visível um buraco numa adega da zona balnear da Ribeirinha do Pico [fotografia de Célia Machado]


Segundo explicou o diretor regional dos Assuntos do Mar as freguesias da Piedade, Ribeirinha e Prainha foram as mais afetadas. "Estamos a avaliar os estragos para determinar o que é que será recuperável, mas ainda não temos uma estimativa dos custos", sublinhou Filipe Porteiro, que se encontra no Pico a inteirar-se da dimensão dos prejuízos.

Há estruturas, como os balneários da zona de veraneio da Ribeirinha, no concelho das Lajes do Pico, que "não devem ser reconstruídos no mesmo local, porque já se percebeu que podem ser danificados pelo mar", afirmou o diretor regional. Filipe Porteiro recusou, no entanto, a ideia de que algumas das construções estejam demasiado perto da costa, recordando que os moradores garantem nunca terem visto o mar tão próximo das habitações.

O Governo Regional dos Açores está a efetuar um levantamento dos estragos provocados pelo mau tempo também nas ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa e São Jorge.

[Fonte: Agência Lusa]

SOCIEDADE | Faial com o pior tempo do país

A meio da tarde de hoje (16 horas) a ilha do Faial era o lugar mais frio de Portugal

Caldeira, Faial: às 10h17 da manhã de hoje, zero graus de temperatura a uma altitude de 900 metros


A informação meteorológica avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na observação do tempo presente, às 17 horas do continente, indicava que a temperatura na ilha do Faial, registada pelo Obsevatório Príncipe Alberto do Mónaco, situado no Monte das Moças, na cidade da Horta, atingia 9.1 graus; o vento soprava de norte a 32.4 km/h; a humidade estava a 68% e a precipitação era de 0.4 mm.

Comparando os valores apresentados pelas restantes estações do país o Faial era, às 16 horas dos Açores, o lugar mais frio de Portugal. A temperatura mais próxima dos 9.1 graus registados nesta ilha foi assinalada em Ponta Delgada (10.3). Nas Flores estava 10.5 graus. No Funchal e em Porto Santo pode dizer-se que se sentia algum calor tendo em conta a época do ano (17.7). No continente, Aveiro também beneficiava de uma temperatura amena (15.5), que era a mais alta de Portugal continental. Curiosamente nas habitualmente frias Bragança e Vila Real a temperatura situava-se em valores superiorees ao da Horta: 10.7 e 10.9, respectivamente.

Quanto ao vento, soprava mais fraco do que no Faial em todo país, à excepão das Flores onde o valor era igual ao registado na estação faialense. Também só havia registo de chuva no Faial e nas Flores.

No que respeita à humidade parecia haver uma troca entre a Horta e Lisboa, pois na capital o respectivo valor estava bem alto (95.6), número que bem conhecemos!

Ou seja: hoje, pelo menos, somos campeões de invernia.

ARTIGOS RELACIONADOS
> SOCIEDADE | Há neve na Caldeira
> SOCIEDADE | Queda de neve prevista para esta madrugada

SOCIEDADE | Há neve na Caldeira

Confirmaram-se as previsões: nevou na Caldeira, embora timidamente

A câmara fotográfica do observador meteorológico faialense António Maia registou na manhã de hoje o aspecto do Cabeço Gordo, o ponto mais alto da ilha do Faial
























Não foi, até agora, o nevão que se esperava, mas o ponto mais alto da ilha do Faial voltou a mostrar os seus "cabelos brancos". Um espetáculo que, pela sua raridade entre nós, desperta sempre muita curiosidade.

Entre as pessoas que estiveram no Cabeço Gordo nas últimas horas e que já reportaram no Facebook a queda de neve no ponto mais alto do Faial, encontrava-se o observador meteorológico faialense António Maia.

"Esta manhã no Cabeço Gordo estava fresquinho fresquinho! Não houve condições para muita precipitação por isso o branco escasseava, mas lá aparecia de vez em quando, mais aqui, do que ali, e sempre durante pouco tempo. Provinha sobretudo de granizo miúdo com chuva mas pontualmente vi cair alguma neve com chuva", descreveu António Maia num e-mail que pôs a circular na Internet.

Os dados meteorológicos e geofísicos e a hora em que foram registados no Cabeço Gordo por António Maia
























Se no Faial a queda de neve é uma festa, já no Pico nem tanto, pois o véu branco que acompanha a chegada do frio é uma constante. Mesmo assim, a curiosidade sai à rua e os registos fotográficos aparecem.

Estrada longitudinal do Pico, fotografada por Vasco Paulus
























ARTIGOS RELACIONADOS
> SOCIEDADE | Queda de neve no Faial na terça-feira

Programa da Antena Nove "Bate-papo"

SOCIEDADE | Queda de neve prevista para esta madrugada

O anunciado nevão que deverá atingir os Açores nas próximas horas está a provocar algum frenesim

A 27 de fevereiro de 2010 era este o aspecto da borda da Caldeira, no Faial, já durante a tarde desse dia




Quando cai neve no arquipélago dos Açores, se não houver vítimas humanas nem materiais, é quase uma festa! Habituados que estamos, por vezes mesmo em plena época invernosa, ao tempo mole de sul, é natural que, quando o vento vira e nos provoca a agradável sensação de sentir um ar seco, fiquemos de ânimo leve. E se o vento do quadrante norte vem acompanhado de neve, tão invulgar nestas ilhas - tirando a que pousa no altaneiro Pico -, então há motivos para festejar, como quem saúda uma visita curta, rara e bem-vinda.

Os grupos dedicados à meteorologia estão animados nas redes sociais, nomeadamente no Fcebook e aposta-se mais do que a informação oficial.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje "aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 800 metros". No entanto, os curiosos da meteorologia falam de uma massa de ar frio que chegará aos Açores com mais força do que se pensava. Há quem aponte para a ocorrência de neve acima de 350 metros, uma fasquia bem abaixo do limite estimado pelo IPMA.

O grupo "Amigos da Meteorologia dos Açores em reunião com os administradores" consideou existirem razões para um "alerta laranja para temperatura abaixo da média" já no início da amdrugada de hoje e até quarta-feira. "Espera-se que com a chegada em força da massa de ar polar, as temperaturas à cota de 600 metros possam atingir 2º C", lê-se no grupo de Facebook "Amigos da Meteorologia dos Açores".

Recomendações

Segundo o mesmo grupo de cibernautas interessdos na meteorologia devem ser tomadas, em face da previsão do tempo, as seguintes precauções: verificação das condições de segurança dos equipamentos de aquecimento, que não devem ser postos a funcionar em caso de dúvida; uso de roupas folgadas e calçado adequados à temperatura ambiente, protegendo as extremidades e evitando roupas justas, porque dificultam a circulação sanguínea; uso de várias camadas de roupa, de algodão e fibras naturais, em vez de uma peça muito grossa; proteção das crianças e dos idosos. E, naturalmente, muita atenção na circulação automóvel.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Mar tempestuoso afeta ligações marítimas

Ligações marítimas no Canal do Faial e no Triângulo foram interrompidas

Forte ondulação no porto da Madalena obrigou ao cancelamento de viagens do "Cruzeiro"


O mar tempestuoso que se levantou em consequência dos ventos fortes de oeste que no fim de semana se fizeram sentir nos Açores, principalmente nos Grupos Central e Ocidental, levou a Transmaçor a cancelar ligações marítimas no Canal e no Triângulo.

Pelo menos duas viagens não se realizaram entre a Horta e a Madalena: a última do domingo e a primeira de hoje. Às 10h30 o "Cruzeiro do Canal" já cumpriu o itinerário e realizou uma viagem, apesar de tudo, tranquila. O "Expresso" também não saiu para a ligação matinal desta segunda-feira.

Enquanto isto a Internet é o melhor testemunho do que aconteceu nas últimas horas em várias ilhas dos Açores em consequência do estado do mar. Houve estragos, por exemplo, na Baixa da Ribeirinha do Pico e um transatlântico aproximou-se da Manhenha, na Piedade, também no Pico, certamente à procura de abrigada.

Manhenha, Piedade, Pico: transatlântico nas proximidades
























Biscoitos, Ribeiras, Pico: o espetáculo da natureza



A seguinte FOTOGALERIA dá uma boa ideia do comportamento do mar à volta das nossas ilhas nas últimas horas.

Notícias da Antena Nove

Matriz da Horta assinalou bicentenário do seu órgão de tubos com um concerto com o organista titular do Santuário de Fátima.

Cedrense e Vitória ganham na 5.ª jornada do Campeonato da Associação de Futebol da Horta.

Mau tempo provoca cancelamentos da Transmaçor e da SATA.

domingo, 5 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Dois sismos em São Caetano do Pico

COMUNICADO

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 05-01-2014 pelas 02:32 e 02:33 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores, dois sismo de magnitude 2.8 e 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou próximo de S.Caetano (Pico).

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de São Caetano e São Mateus na ilha do Pico.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

Os sismos foram sentidos no Sul do Pico, por volta das duas e meia da madrugada de hoje [imagem: direitos reservados]

sábado, 4 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Queda de neve no Faial na terça-feira

Poderá cair neve em seis das nove ilhas dos Açores

Ao fim da tarde de hoje a Delegação Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou a queda de neve no arquipélago.

Na página do Facebook da Delegação Regional dos Açores do IPMA lê-se que "uma massa de ar polar, deverá condicionar o estado do tempo no arquipélago na terça-feira (7 de janeiro). Assim, prevê-se que ocorra uma descida da temperatura do ar e precipitação que poderá ser de neve acima dos 800 metros nas seguintes ilhas: Flores, Faial, Pico, S.Jorge, Terceira e São Miguel".

CRÓNICA | Rúben Rodrigues colocou-se perante a morte como o vi colocar-se perante o jornalismo


Conheci a figura de Rúben Rodrigues passando rente ao teto da carrinha da biblioteca intinerante da Gulbenkian.

Não sei quanto é que media, mas o seu perfil retilínio, uma voz grave, uma gargalhada troante e o semblante carregado em momentos de tensão, bastavam para se perceber quem tínhamos pela frente.

Falo, como é óbvio, da figura pública. Não tanto do professor, nem do autarca. Tenho em vista, sobretudo o jornalista.

Doente e um pouco alquebrado, já com 79 anos de idade, Rúben Rodrigues colocou-se perante a morte como o vi colocar-se perante os desafios que assumiu enquanto agente da comunicação social.

Dezoito dias antes do seu desaparecimento lançou o primeiro de dois volumes de uma obra que estava a escrever. E na mesma ocasião anunciou mais um livro!

O destino, que esgrime armas diferentes das nossas, acabou por levar a melhor. Mas Rúben Rodrigues deixou no ar a impressão de que apenas esse argumento foi capaz de contrariá-lo.

''
Rúben Rodrigues destacou-se na defesa do que considerava ser o interesse da ilha do Faial, causa na qual se empenhou num firme combate

Tinha nascido a 16 de novembro de 1934, na cidade da Horta. Foi professor, jornalista e autarca.

Formado pela Escola do Magistério Primário da Horta lecionou no Faial, no Pico e na Terceira.

Em 1966, quando ainda se encontrava na Madalena, entrou para a Fundação Calouste Gulbenkian. Já no Faial tornou-se conhecido e popular através do seu trabalho na biblioteca itinerante daquela fundação.

Iniciou-se na política ainda antes do 25 de Abril desempenhando o cargo de vereador na Câmara Municipal da Madalena. No Faial, após a Revolução dos Cravos, fez parte da comissão administrativa da Câmara Municipal da Horta. Em 1993 candidatou-se como independente nas listas do Partido Socialista à Assembleia Municipal da Horta, cuja presidência veio a assumir. Foi mandatário na ilha do Faial da recandidatura de Mário Soares à Presidência da República.

Presidiu à Direção do Angústias Atlético Clube.

Na imprensa dirigiu durante largos anos o diário O Telégrafo, de onde saiu no ano em que o matutino atingiu o centenário e mudou de propriedade. Também esteve à frente do diário Correio da Horta. Colaborou com diversos jornais, com a rádio e com a televisão.

Oficial da Ordem de Mérito, distinção atribuída pelo presidente da República Jorge Sampaio, foi também agraciado pelo município da Horta por causa do seu papel no jornalismo, em que se destacou na defesa do que considerava ser o interesse da ilha do Faial, causa na qual se empenhou num firme combate.

Para além do primeiro volume da obra "Ilha do Fayal - Século XX - Nótulas Históricas sobre as suas principais crises sísmicas" (respeitante ao terramoto de 1926), agora lançado, é autor de "Nascido do Magma", "O Professor" e "Macau - O último baluarte".

Estava na sua mente, de acordo com o jornal Tribuna das Ilhas, concluir o segundo volume da obra que lançou neste mês, sobre os sismos de 1957, 1973 e 1998 e ainda escrever a continuação de "Nascido do Magma", que intitularia "América! Utopia e Realidade".

No site adispora Victor Rui Dores escreveu: "Desde que, há já alguns anos deixou os jornais, sentia-se a presença invisível de Ruben Rodrigues nas suas deambulações entre o Faial e o Pico. Alguns julgavam que ele estaria a fazer uma longa travessia no deserto. Enganaram-se. Afinal, Ruben Rodrigues vinha escrevendo-se e escrevendo-nos."

[Crónica enviada para um programa da Rádio Montanha, transmitido em cadeia com a Antena Nove, realizado por José Manuel Caldeira nesta data]



ARTIGOS RELACIONADOS
> Rúben Rodrigues morre poucos dias depois de lançar o seu mais recente livro
> Notícias da Antena Nove

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | O tempo mexe com as pessoas e... inspira-as!

O tempo "mexe" muito com as pessoas! Altera-lhes o estado de espírito, muda-lhes planos, adia-lhes viagens, provoca-lhes prejuízos, pessoais ou no seu património, e, no limite, até lhes ceifa a vida. Neste caso, não o tempo enquanto "sucessão de momentos em que se desenrolam os acontecimentos" (cf.ª dicionário da língua portuguesa), se bem que nessa acepção também, quando tal sucessão termina para dar lugar à morte. É, contudo, do tempo meteorológico que agora se trata, do qual já demos notícia em face da instabilidade que vem a caminho.

O assunto tem gerado interesse nas redes sociais, nomeadamente nos grupos do Facebook Amigos da Meteorologia dos Açores e Amantes da Meteorologia do Triângulo, confirmando-se a atenção que suscita e, até, a inspiração a que dá azo.

Eduardo Sarmento, um faialense há muito residente na ilha-irmã - o Pico, - com a ironia que é seu apanágio; com a beleza da escrita que tem revelado nas suas intervenções no Facebook e com a inteligência que sempre se lhe reconheceu, produziu um comentário às cartas meteorológicas sobre o tempo que nos espera nos próximos dias digno de ser apreciado.

Eis esse belo naco de prosa: "Apesar de irmos apanhar ondulação forte, não será muito acima daquilo que popularmente designamos por aqui como 'fruta da época'. De qualquer modo, muito cuidado e uma respeitosa distância ao mar nas nossas costas Norte e Oeste... sobretudo agora que o Menino Jesus poderá ter trazido aquela sonhada máquina digital nova! Engraçado, estamos a 'mudar de paradigma'... em dias de ondulação mais forte, vejo agora na costa e nos portos mais 'pescadores de imagens' que de sargos!"

SOCIEDADE | Faialenses continuam a pronunciar-se sobre a questão da água

Na sondagem lançada neste blogue sobre a questão da qualidade da água na ilha do Faial o número de participantes mais do que duplicou em 24 horas

Pouco depois das 14 horas de hoje já tinham votado 81 cibernautas dando 114 respostas, já que é possível assinalar mais do que um item neste inquérito de opinião, lançado no primeiro dia do ano.

Ontem por volta das 13 horas tinham votado 35 pessoas, que deram 45 respostas.

A leitura presente dos resultados indica um grande equilíbrio nas respostas sobre o consumo, ou não, de água da torneira [os resultados podem ser vistos à esquerda].

Uma larga maioria entende que a questão da qualidade da água na ilha do Faial é importante.

A sondagem decorrerá até ao final do mês se se mantiver uma participação constante.

Notícias da Antena Nove

Hoje damos seguimento à revisão que ontem iniciámos sobre o ano que terminou. O nosso guião baseia-se no que a ANTENA NOVE foi noticiando ao longo de 2013 e também na informação veiculada pelo jornal Incentivo. É uma retrospectiva voltada para o que aconteceu na ilha do Faial no último ano. Neste noticiário fazemos o reuno do mês de fevereiro.

SOCIEDADE | Ondas de 10 metros a oeste do Faial

O primeiro fim de semana de 2014 vai ficar marcado por ventos fortes e vagas alterosas

No domingo as ondas poderão atingir a altura de 9 metros no Grupo Central do arquipélago, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê mar tempestuoso nas proximidades das ilhas das Flores e do Corvo, onde a ondução chegará, provavelmente, a 11 metros.

O Faial será, naturalmente, atingido pelas consequências desta situação meteorológca. Embora o IPMA preveja ondas de 9 metros para o Grupo Central, Luís Serpa, um faialense que segue e estuda a meteorologia dos Açores, ainda que como amador, acredita que na costa oeste desta ilha poderão ocorrer ondas com uma dezena de metros de altura. "Preparem as câmaras fotográficas", diz, prevendo uma agitação marítima que proporcionará imagens espetaculares.

Luís Serpa afirma que as próximas horas poderão trazer alterações no comportamento das condições meteorológicas e obrigar à revisão das previsões, não excluindo a possibilidade de o IPMA modificar o teor dos avisos meteorológicos em face de um provável agravamento que venha a ocorrer.

Uma forte depressão está situada a norte do arquipélago e um anticiclone encontra-se a sul. "Estamos entre os dois, daí a forte ondulação e o vento de oeste. Espera-se uma aproximação da depressão e consequentemente um aumento gradual do vento e da ondulação", explicou Luís Serpa cerca das 23 horas de ontem.

"Ao meio-dia de amanhã [sábado] um sistema frontal trará consigo alguma precipitação fraca", adiantou ainda Luís Serpa.

A previsão do estado do tempo do IPMA pode ser consultada aqui.

CULTURA | Matriz da Horta assinala 200.º aniversário do órgão da igreja

Amanhã, sábado, pelas 20h30, o organista titular do Santuário de Fátima dá um concerto comemorativo dos 200 anos do órgão da igreja Matriz  da Horta

A Matriz da Horta encerra um órgão de tubos bicentenário, restaurado em 1996


O concerto inaugura um programa comemorativo que visa assinalar os dois séculos de existência do órgão de tubos de um dos templos mais importantes da Diocese de Angra.

João Santos, organista titular do Santuário de Fátima, está encarregado de, segundo as palavras do ouvidor da Horta e pároco da Matriz, fazer "sentir este órgão". Marco Luciano Carvalho adiantou ao portal da diocese que se realizarão mais dois grandes concertos, um na Páscoa e outro por altura do Corpo de Deus.

No texto divulgado pelo site da Igreja Católica dos Açores lê-se que o órgão de tubos da igreja Matriz do Santíssimo Salvador é o único em pleno funcionamento na Horta e tem sido, desde finais do século XX, o centro da atividade organística do Faial. Mais de três concertos envolvendo este instrumento são presenciados por ano desde que foi totalmente restaurado em 1996, precisa a mesma nota.

Para assinalar o segundo centenário da construção do órgão já foi lançado um CD, intitulado “Música Ibérica”, da autoria do organista titular da Matriz da Horta. Volodymyr Samokhvalov - de acordo com o portal da diocese - dará também um concerto na Páscoa, interpretando a "Missa Paraíso", de Antero Ávila, com o Coral de Santa Catarina, da Horta.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Notícias da Antena Nove

O ano de 2014 está a começar. Vamos, certamente, enfrentá-lo o melhor que pudermos. Todos reconhecemos que estamos a atravessar tempos difíceis. Mas nunca se pode afastar a esperança da nossa vida. É com ela que havemos de superar as dificuldades, porque se a tivermos também poderemos apreciar o que de bom vai acontecendo. Iniciamos hoje, para prosseguir durante as próximas semanas, uma breve revisão sobre o ano que passou. Teremos como base desta cronologia o que a ANTENA NOVE foi noticiando ao longo dos 365 dias de 2013, mas também a informação veiculada pelo jornal Incentivo. Será uma retrospectiva voltada para o que aconteceu na ilha do Faial.

SOCIEDADE | Golfinho entra na bacia de manobra do novo terminal do porto da Horta


A imagem, de Catarina Gonçalves, foi captada na tarde de hoje, por volta das 15h30 e mostra o que parece ser um golfinho em plena bacia de manobra do terminal marítimo de passageiros do porto da Horta

SOCIEDADE | Sondagem mostra que faialenses dão importância à qualidade da água

A questão da água é importante, diz quem já votou. Confiança na "água da torneira" é significativa

Pouco mais de 24 horas após o lançamento neste blogue da sondagem sobre a qualidade da água na ilha do Faial a primeira aprecição aos resultados permite concluir que a maioria dos votantes considera a questão "um problema importante". Até cerca das 17 horas de hoje ninguém votou no item "não dou importância". Um terço dos que dão a maior impotância ao assunto acha que o problema é "relativo".

Os participantes podem votar em mais do que uma resposta. Até à hora indicada havia 35 votantes e 45 respostas.

Quanto ao meio de consumo da água na ilha do Faial (água da torneira ou não) os resultados mostram, até ao momento, uma repartição equilibrada.

A sondagem decorre até ao final do mês.

SOCIEDADE | Mar enfurecido no porto do Varadouro no Faial

Os últimos dias de 2013 e o primeiro de 2014 mostraram bem que o inverno já começou

O fotógrafo faialense José Manuel Garcia captou uma imagem espetacular no porto do Varadouro que mostra bem a violência do mar nestes dias


Não se pode dizer que a ilha do Faial tenha estado a ser fustigada por tempestades, mas o inverno não se fez rogado e cumpriu o calendário. Ironicamente, no próprio dia em que a estação mais agreste do ano começou, o estado do tempo foi uma surpresa, apresentando-se o céu limpo e o vento brando, mas depois, seja com frio, seja com neblinas, os dias têm sido muito desagradáveis. E o vento veio com força, provocando agitação marítima e motivando avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera a anunciar ondulação de oeste no Grupo Central de 5 a 6 metros entre as 14 horas de ontem e as 14 horas de hoje.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Versão PDF do blogue



CULTURA | Flamenguenses aderem ao concerto de Natal e Ano Novo da sua filarmónica


Como é tradição a Sociedade Filarmónica Nova Artista Flamenguense promoveu o Concerto de Natal e Ano Novo, que acontece sempre na noite do primeiro dia do ano. É um dos momentos mais importantes do calendário de atuações da banda ao longo do ano. De salientar a numerosa adesão do público, que repetidamente enche o polivalente dos Flamengos para escutar a "Flamenguense". Maioritariamente oriundos da freguesia, os presentes contrariam, deste modo, o cada vez maior alheamento dos faialenses de iniciativas culturais e de tudo o que implica a participação comunitária. E dão um significativo testemunho de apoio a esta importante coletividade cultural

VER A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DE FERNANDO DUARTE NO FACEBOOK

REVISÃO DO ANO DE 2013

Retrospectiva baseada nas edições do jornal Incentivo. Janeiro

Dia 1
Primeiro bebé
2013 apenas tinha 5 horas e 45 minutos quando nasceu o primeiro bebé do ano na ilha do Faial. Foi dado à menina o nome de Shi Xinyao. Estranho? Não, pois era filha de um casal chinês residente em São Jorge, que, curiosamente, escolheu para o parto o Hospital da Horta em detrimento do Hospital de Santo Espírito, por razões de proximidade e pela presença de familiares no Faial. Uma ajuda à concretização da ideia do Triângulo dos Açores.

Banhistas
O hábito pegou de estaca. Foram mais de uma centena os banhistas do 1.º dia do ano, na Praia de Porto Pim.

Aniversário do Grémio
O Grémio Literário Artista Faialense, uma das mais antigas coletividades da ilha do Faial, comemorou o seu 135.º aniversário sob a direção de Rúben Oliveira, conhecido hipnotizador.

Dia 4
Mais impostos
“A proposta de alteração à Lei de Finanças Regionais, que o Governo da República enviou esta semana para o Parlamento, vai provocar um aumento de impostos no arquipélago dos Açores”, escrevia o Incentivo, dando uma má notícia logo nos primeiros dias do Ano Novo. Em causa estava o diferencial fiscal entre os Açores e o continente.

Dia 5
Desporto sobre rodas
Várias dezenas de ciclistas, motociclistas e automobilistas desfilaram na cidade da Horta numa iniciativa denominada “Desporto sobre rodas”. Marcaram presença praticantes de ciclismo de estrada, BTT, motocrosse,  motards, todo-o-terreno, clássicos e ralis.

Dia 6
Fayal SC distraído
Embora claro vencedor dentro do campo (3-0 ao GD Cedrense) para o Campeonato da Associação de Futebol da Horta o Fayal SC viria a perder os pontos da vitória devido a uma substituição fora do regulamento. Era o primeiro de vários episódios, na mesma época, que mancharam a organização do decano dos clubes desportivos açorianos.

Dia 7
Radionaval foi embora
Mais de 80 anos depois de ter sido instalada na Horta a estação radionaval arriou o pavilhão nacional. A desvalorização do Faial continua. Ficaram dois prémios de consolação: a estação das Courelas e um espaço museológico. Falou-se que a futura escola de marítimos será ali.

Mais de 80 anos depois a estação radionaval arriou o pavilhão nacional
[fotografia de Rui Gonçalves | jornal Incentivo]


Frente mar debatida
Por iniciativa da Câmara do Comércio e Indústria da Horta realizou-se no Teatro Faialense uma sessão de esclarecimento sobre a Requalificação da Frente Mar da Cidade da Horta com a presença dos presidente e vice-presidente da câmara. O auditório pequeno tinha muitos lugares vazios.

Mais peixe
Foram conhecidos dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores sobre o peixe descarregado nas ilhas. O Faial foi a ilha com maior quantidade de peixe descarregada no ano de 2013, excluindo o mês de dezembro, cujos números ainda não se encontravam apurados. O Pico teve uma queda acentuada.

Dia 8
Planos de Pormenor
A Câmara Municipal da Horta anunciou o período de discussão pública das propostas de Plano de Pormenor dos Espalhafatos e dos Cedros.

Dia 9
Presépios e altarinhos
O jornal Incentivo divulgou os resultados do Concurso de Presépios e Altarinhos promovido pelo Núcleo Cultural da Horta que mantém uma tradição com muitos anos.

Dia 10
Baixa da Horta
O arquiteto Pedro Garcia, entrevistado pelo jornal Incentivo, manifestou-se esperançado que o principal resultado da requalificação da frente mar seja o regresso das pessoas à baixa da cidade da Horta.

Dia 12
Fayal SC campeão regional
A equipa de iniciados do Fayal SC sagrou-se campeã regional de iniciados. O feito tornou os verdes no primeiro clube da Associação de Futebol da Horta a ostentar o título regional nas categorias de seniores, juniores, juvenis e iniciados.

O último dragoeiro caiu
O último dos velhos dragoeiros que existiam no Jardim Florêncio Terra, popularmente conhecido por Jardim Público, “caiu por si”, segundo um funcionário da Câmara Municipal da Horta, citado pelo jornal Incentivo. No ano anterior um irmão gémeo fora derrubado pelo vento. O diário faialense informou, na edição do dia 15, que já se encontravam plantadas duas novas árvores da mesma espécie, às quais se juntariam outras duas.

Dia 14
Idosos sozinhos
O jornal Incentivo revelou que na ilha do Faial viviam sozinhos 69 idosos, enquanto 54 residiam acompanhados também por idosos.

Marcha da Semana do Mar
A Câmara Municipal da Horta anunciou a abertura do período de apresentação de propostas ao concurso da “Marcha da Semana do Mar 2013”, que terminaria no dia 1 de março.

Dia 15
Frente mar a concurso
Terminou a fase de discussão pública sobre a Requalificação da Frente Mar da Cidade da Horta. A câmara anunciou a abertura do concurso para a concepção do projeto.

Diocese fechou livraria
A antiga livraria da Empresa do Jornal Correio da Horta, Lda, que se transformou, mais tarde, numa livraria da Diocese de Angra, encerrou definitivamente as portas, revelou o jornal Incentivo.

Dia 16
Designer faialense em Londres
O jornal Incentivo noticiou que a designer  de moda e têxtil, a faialense Ana Margarida Silva, iria representar Portugal em Londres no concurso “International Fashion Showcase”.

Eco-Escola no Colégio
A Casa de Infância de Santo António hasteou, mais uma vez, a Bandeira Eco-Escola em resultado do trabalho desenvolvido no ano letivo 2011-12 no campo das boas práticas ambientais.

Dia 21
Novo líder do PSD
Andy Rodrigues, novo líder do PSD no Faial, entrevistado pelo jornal Incentivo, declarou que “o PS fez muito pouco pelo Faial”.

Dia 23
Freguesias mantêm-se
Com o título “Freguesias dos Açores mantêm-se» o jornal Incentivo informou que a reforma autárquica não afetaria o arquipélago “tendo em conta que a competência de extinguir ou agregar freguesias” estava “atribuída aos órgãos regionais”.

Flamenguense atinge 132 anos
A Sociedade Filarmónica Nova Artista Flamenguense assinalou o seu 132.º aniversário. A banda apresentou-se com 52 executantes.

Dia 25
Obras no antigo Grémio
Alvo de uma vistoria pela Câmara Municipal da Horta, a antiga sede do Grémio Literário Artista Faialense, no Largo do Bispo D. Alexandre, onde também já esteve instalado, antes do 25 de Abril, o quartel da Legião Portuguesa, encontrava-se em obras devido ao perigo que oferecia para transeuntes e automobilistas que circulassem nas proximidades do edifício.

Escola nova em 2013-14
Luiz Fagundes Duarte visitou as obras da Escola Básica 1, 2 António José d’Ávila e confirmou a sua entrada em funcionamento no ano letivo 2013-14. A 2.ª fase da obra foi anunciada para 2016.

Dia 27
Congresso do PS
O secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, participou no encerramento do 15.º Congresso do PS-Açores, no Teatro Faialense, durante o qual foi eleito o presidente do partido no arquipélago, Vasco Cordeiro.

Seguro esteve na Horta na eleição de Vasco Cordeiro como líder do PS-Açores[fotografia de Rui Gonçalves | jornal Incentivo]


Seleção sub-18 campeã
A seleção de sub -18 da Associação de Futebol da Horta saiu vencedora do Torneio Regional Inter-Associações, realizado em Ponta Delgada.

Dia 30
Autarcas que se retiram
O jornal Incentivo informou que João Bettencourt, presidente da Junta de Freguesia da Conceição; Laurénio Tavares, presidente da Junta de Freguesia da Matriz e Luís Botelho, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, não poderiam ser candidatos nas eleições autárquicas que se avizinhavam por terem atingido o número limite de mandatos.

OBITUÁRIO | Rúben Rodrigues morre poucos dias depois de lançar o seu mais recente livro

No penúltimo dia do ano, cerca das 19h30, no Hospital da Horta, onde fora internado na véspera, faleceu Rúben Rodrigues, que hoje foi a sepultar

Rúben Rodrigues, no dia 6 de janeiro de 2010, falando, presumivelmente,
no 87.º aniversário do Atlético, clube a cuja direção presidiu [fotografia: direitos reservados]


Rúben Rodrigues faleceu aos 79 anos de idade. Tinha nascido a 16 de novembro de 1934, na cidade da Horta. Foi professor, jornalista e autarca. Há pouco mais de duas semanas lançou o primeiro volume da obra "Ilha do Fayal - Século XX - Nótulas Históricas sobre as suas principais crises sísmicas".

Formado pela Escola do Magistério Primário da Horta lecionou no Faial, Pico e Terceira. Em 1966, quando ainda se encontrava na Madalena do Pico, entrou para a Fundação Calouste Gulbenkian. Já no Faial tornou-se conhecido e popular através do seu trabalho na biblioteca itinerante da Gulbenkian.

Iniciou-se na política ainda antes do 25 de Abril desempenhando o cargo de vereador na Câmara Municipal da Madalena. No Faial, após a Revolução dos Cravos, fez parte da comissão administrativa da Câmara Municipal da Horta. Em 1993 candidatou-se como independente nas listas do PS à Assembleia Municipal da Horta, órgão a que presidiu. Foi mandatário na ilha do Faial da recandidatura de Mário Soares à Presidência da República.

Presidiu à Direção do Angústias Atlético Clube.

Na imprensa dirigiu durante largos anos o diário O Telégrafo, de onde saiu no ano em que o matutino atingiu o centenário e mudou de propriedade. Também esteve à frente do diário Correio da Horta. Colaborou com diversos jornais, com a rádio e com a televisão.

Oficial da Ordem de Mérito, distinção atribuída pelo presidente da República Jorge Sampaio, foi também agraciado pelo município da Horta por causa do seu papel no jornalismo, em que se destacou na defesa do que considerava ser os interesses da ilha do Faial, uma causa na qual se empenhou num firme combate.

Para além do primeiro volume da obra "Ilha do Fayal - Século XX - Nótulas Históricas sobre as suas principais crises sísmicas" (respeitante ao terramoto de 1926), atrás referido, é autor de "Nascido do Magma", "O Professor" e "Macau - O último baluarte".

Estava na sua mente, de acordo com o jornal Tribuna das Ilhas, concluir o segundo volume de "Ilha do Fayal - Século XX - Nótulas Históricas sobre as suas principais crises sísmicas", sobre os sismos de 1957, 1973 e 1998 e escrever a continuação de "Nascido do Magma", que intitularia "América! Utopia e Realidade".

No site adispora Victor Rui Dores escreveu: "Desde que, há já alguns anos deixou os jornais, sentia-se a presença invisível de Ruben Rodrigues nas suas deambulações entre o Faial e o Pico. Alguns julgavam que ele estaria a fazer uma longa travessia no deserto. Enganaram-se. Afinal, Ruben Rodrigues vinha escrevendo-se e escrevendo-nos."

SOCIEDADE | Banhistas celebram chegada de 2014 em Porto Pim

A tradição mantém-se! Um grupo de faialenses, certamente depois de um "Réveillon" divertido, em família ou em comunidade, teima em brindar ao Ano Novo desta forma que, convenhamos, não é para todos...

SOCIEDADE | Sondagem sobre a qualidade da água no Faial

Ano novo vida nova! 2014 marca o arranque, no terreno, após a aprovação do plano e do orçamento do municípo da Horta, do recém-eleito executivo camarário, de cujas competências faz parte a gestão da água. Um tema que tem andado envolto em polémica. Na última reunião da assembleia municipal essa crispação foi notória.

Com o objetivo de saber qual a importância que os faialenses dão a este asssunto foi lançada hoje uma sondagem neste blogue [ao lado]. As respostas poderão ser dadas a mais do que uma das 5 questões colocadas. O escrutínio será feito no último dia de janeiro.

A ilha do Faial é conhecida por ter nascentes de água pura