quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

REVISÃO DO ANO DE 2013

Retrospectiva baseada nas edições do jornal Incentivo. Janeiro

Dia 1
Primeiro bebé
2013 apenas tinha 5 horas e 45 minutos quando nasceu o primeiro bebé do ano na ilha do Faial. Foi dado à menina o nome de Shi Xinyao. Estranho? Não, pois era filha de um casal chinês residente em São Jorge, que, curiosamente, escolheu para o parto o Hospital da Horta em detrimento do Hospital de Santo Espírito, por razões de proximidade e pela presença de familiares no Faial. Uma ajuda à concretização da ideia do Triângulo dos Açores.

Banhistas
O hábito pegou de estaca. Foram mais de uma centena os banhistas do 1.º dia do ano, na Praia de Porto Pim.

Aniversário do Grémio
O Grémio Literário Artista Faialense, uma das mais antigas coletividades da ilha do Faial, comemorou o seu 135.º aniversário sob a direção de Rúben Oliveira, conhecido hipnotizador.

Dia 4
Mais impostos
“A proposta de alteração à Lei de Finanças Regionais, que o Governo da República enviou esta semana para o Parlamento, vai provocar um aumento de impostos no arquipélago dos Açores”, escrevia o Incentivo, dando uma má notícia logo nos primeiros dias do Ano Novo. Em causa estava o diferencial fiscal entre os Açores e o continente.

Dia 5
Desporto sobre rodas
Várias dezenas de ciclistas, motociclistas e automobilistas desfilaram na cidade da Horta numa iniciativa denominada “Desporto sobre rodas”. Marcaram presença praticantes de ciclismo de estrada, BTT, motocrosse,  motards, todo-o-terreno, clássicos e ralis.

Dia 6
Fayal SC distraído
Embora claro vencedor dentro do campo (3-0 ao GD Cedrense) para o Campeonato da Associação de Futebol da Horta o Fayal SC viria a perder os pontos da vitória devido a uma substituição fora do regulamento. Era o primeiro de vários episódios, na mesma época, que mancharam a organização do decano dos clubes desportivos açorianos.

Dia 7
Radionaval foi embora
Mais de 80 anos depois de ter sido instalada na Horta a estação radionaval arriou o pavilhão nacional. A desvalorização do Faial continua. Ficaram dois prémios de consolação: a estação das Courelas e um espaço museológico. Falou-se que a futura escola de marítimos será ali.

Mais de 80 anos depois a estação radionaval arriou o pavilhão nacional
[fotografia de Rui Gonçalves | jornal Incentivo]


Frente mar debatida
Por iniciativa da Câmara do Comércio e Indústria da Horta realizou-se no Teatro Faialense uma sessão de esclarecimento sobre a Requalificação da Frente Mar da Cidade da Horta com a presença dos presidente e vice-presidente da câmara. O auditório pequeno tinha muitos lugares vazios.

Mais peixe
Foram conhecidos dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores sobre o peixe descarregado nas ilhas. O Faial foi a ilha com maior quantidade de peixe descarregada no ano de 2013, excluindo o mês de dezembro, cujos números ainda não se encontravam apurados. O Pico teve uma queda acentuada.

Dia 8
Planos de Pormenor
A Câmara Municipal da Horta anunciou o período de discussão pública das propostas de Plano de Pormenor dos Espalhafatos e dos Cedros.

Dia 9
Presépios e altarinhos
O jornal Incentivo divulgou os resultados do Concurso de Presépios e Altarinhos promovido pelo Núcleo Cultural da Horta que mantém uma tradição com muitos anos.

Dia 10
Baixa da Horta
O arquiteto Pedro Garcia, entrevistado pelo jornal Incentivo, manifestou-se esperançado que o principal resultado da requalificação da frente mar seja o regresso das pessoas à baixa da cidade da Horta.

Dia 12
Fayal SC campeão regional
A equipa de iniciados do Fayal SC sagrou-se campeã regional de iniciados. O feito tornou os verdes no primeiro clube da Associação de Futebol da Horta a ostentar o título regional nas categorias de seniores, juniores, juvenis e iniciados.

O último dragoeiro caiu
O último dos velhos dragoeiros que existiam no Jardim Florêncio Terra, popularmente conhecido por Jardim Público, “caiu por si”, segundo um funcionário da Câmara Municipal da Horta, citado pelo jornal Incentivo. No ano anterior um irmão gémeo fora derrubado pelo vento. O diário faialense informou, na edição do dia 15, que já se encontravam plantadas duas novas árvores da mesma espécie, às quais se juntariam outras duas.

Dia 14
Idosos sozinhos
O jornal Incentivo revelou que na ilha do Faial viviam sozinhos 69 idosos, enquanto 54 residiam acompanhados também por idosos.

Marcha da Semana do Mar
A Câmara Municipal da Horta anunciou a abertura do período de apresentação de propostas ao concurso da “Marcha da Semana do Mar 2013”, que terminaria no dia 1 de março.

Dia 15
Frente mar a concurso
Terminou a fase de discussão pública sobre a Requalificação da Frente Mar da Cidade da Horta. A câmara anunciou a abertura do concurso para a concepção do projeto.

Diocese fechou livraria
A antiga livraria da Empresa do Jornal Correio da Horta, Lda, que se transformou, mais tarde, numa livraria da Diocese de Angra, encerrou definitivamente as portas, revelou o jornal Incentivo.

Dia 16
Designer faialense em Londres
O jornal Incentivo noticiou que a designer  de moda e têxtil, a faialense Ana Margarida Silva, iria representar Portugal em Londres no concurso “International Fashion Showcase”.

Eco-Escola no Colégio
A Casa de Infância de Santo António hasteou, mais uma vez, a Bandeira Eco-Escola em resultado do trabalho desenvolvido no ano letivo 2011-12 no campo das boas práticas ambientais.

Dia 21
Novo líder do PSD
Andy Rodrigues, novo líder do PSD no Faial, entrevistado pelo jornal Incentivo, declarou que “o PS fez muito pouco pelo Faial”.

Dia 23
Freguesias mantêm-se
Com o título “Freguesias dos Açores mantêm-se» o jornal Incentivo informou que a reforma autárquica não afetaria o arquipélago “tendo em conta que a competência de extinguir ou agregar freguesias” estava “atribuída aos órgãos regionais”.

Flamenguense atinge 132 anos
A Sociedade Filarmónica Nova Artista Flamenguense assinalou o seu 132.º aniversário. A banda apresentou-se com 52 executantes.

Dia 25
Obras no antigo Grémio
Alvo de uma vistoria pela Câmara Municipal da Horta, a antiga sede do Grémio Literário Artista Faialense, no Largo do Bispo D. Alexandre, onde também já esteve instalado, antes do 25 de Abril, o quartel da Legião Portuguesa, encontrava-se em obras devido ao perigo que oferecia para transeuntes e automobilistas que circulassem nas proximidades do edifício.

Escola nova em 2013-14
Luiz Fagundes Duarte visitou as obras da Escola Básica 1, 2 António José d’Ávila e confirmou a sua entrada em funcionamento no ano letivo 2013-14. A 2.ª fase da obra foi anunciada para 2016.

Dia 27
Congresso do PS
O secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, participou no encerramento do 15.º Congresso do PS-Açores, no Teatro Faialense, durante o qual foi eleito o presidente do partido no arquipélago, Vasco Cordeiro.

Seguro esteve na Horta na eleição de Vasco Cordeiro como líder do PS-Açores[fotografia de Rui Gonçalves | jornal Incentivo]


Seleção sub-18 campeã
A seleção de sub -18 da Associação de Futebol da Horta saiu vencedora do Torneio Regional Inter-Associações, realizado em Ponta Delgada.

Dia 30
Autarcas que se retiram
O jornal Incentivo informou que João Bettencourt, presidente da Junta de Freguesia da Conceição; Laurénio Tavares, presidente da Junta de Freguesia da Matriz e Luís Botelho, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, não poderiam ser candidatos nas eleições autárquicas que se avizinhavam por terem atingido o número limite de mandatos.