terça-feira, 7 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Mau tempo provoca estragos no Pico

A forte ondulação dos últimos dias destruiu zonas balneares e danificou algumas adegas e casas de veraneio na costa nordeste da ilha do Pico

Bem visível um buraco numa adega da zona balnear da Ribeirinha do Pico [fotografia de Célia Machado]


Segundo explicou o diretor regional dos Assuntos do Mar as freguesias da Piedade, Ribeirinha e Prainha foram as mais afetadas. "Estamos a avaliar os estragos para determinar o que é que será recuperável, mas ainda não temos uma estimativa dos custos", sublinhou Filipe Porteiro, que se encontra no Pico a inteirar-se da dimensão dos prejuízos.

Há estruturas, como os balneários da zona de veraneio da Ribeirinha, no concelho das Lajes do Pico, que "não devem ser reconstruídos no mesmo local, porque já se percebeu que podem ser danificados pelo mar", afirmou o diretor regional. Filipe Porteiro recusou, no entanto, a ideia de que algumas das construções estejam demasiado perto da costa, recordando que os moradores garantem nunca terem visto o mar tão próximo das habitações.

O Governo Regional dos Açores está a efetuar um levantamento dos estragos provocados pelo mau tempo também nas ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa e São Jorge.

[Fonte: Agência Lusa]

Sem comentários:

Enviar um comentário