sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

SOCIEDADE | Ondas de 10 metros a oeste do Faial

O primeiro fim de semana de 2014 vai ficar marcado por ventos fortes e vagas alterosas

No domingo as ondas poderão atingir a altura de 9 metros no Grupo Central do arquipélago, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê mar tempestuoso nas proximidades das ilhas das Flores e do Corvo, onde a ondução chegará, provavelmente, a 11 metros.

O Faial será, naturalmente, atingido pelas consequências desta situação meteorológca. Embora o IPMA preveja ondas de 9 metros para o Grupo Central, Luís Serpa, um faialense que segue e estuda a meteorologia dos Açores, ainda que como amador, acredita que na costa oeste desta ilha poderão ocorrer ondas com uma dezena de metros de altura. "Preparem as câmaras fotográficas", diz, prevendo uma agitação marítima que proporcionará imagens espetaculares.

Luís Serpa afirma que as próximas horas poderão trazer alterações no comportamento das condições meteorológicas e obrigar à revisão das previsões, não excluindo a possibilidade de o IPMA modificar o teor dos avisos meteorológicos em face de um provável agravamento que venha a ocorrer.

Uma forte depressão está situada a norte do arquipélago e um anticiclone encontra-se a sul. "Estamos entre os dois, daí a forte ondulação e o vento de oeste. Espera-se uma aproximação da depressão e consequentemente um aumento gradual do vento e da ondulação", explicou Luís Serpa cerca das 23 horas de ontem.

"Ao meio-dia de amanhã [sábado] um sistema frontal trará consigo alguma precipitação fraca", adiantou ainda Luís Serpa.

A previsão do estado do tempo do IPMA pode ser consultada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário